quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cartão do Cidadão - Parte 3

Hoje lembrei-me de ir instalar o Cartão do Cidadão e em vez de vir aqui ao meu blog decidi ir a www.Cartaodecidadao.pt para obter a última versão.

Para meu espanto criaram um package .deb. Todo entusiasmado lá vou eu instalar no meu 12.04. Tento instalar e o Software Center manda-me passear com um erro de processamento do pacote.

Depois de alguma investigação descubro o problema. Devem ter lido o meu blog (just kinding!) mas não foram ver as fontes. Preencheram o campo descrição com a licença do software, que está cheia de linhas em branco. Isto leva a que o gestor de pacotes se queixe com um erro (admire-se): blank line en value of field 'description'!

Na documentação Debian diz claramente: Those containing a single space followed by a single full stop character. These are rendered as blank lines. This is the only way to get a blank line.

Lá vou ter que perder um tempinho para ter um pacote decente :)

6 comentários:

  1. Tenho o mesmo problema. Já me queixei para a linha de apoio. Tentei resolver o problema, descompactando o pacote e corrigindo o ficheiro control, mas não consigo voltar a empacotar os ficheiros.
    Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
  2. Já tive resposta dos responsáveis e vão resolver o problema.
    Entretanto se vires a parte 2 da minha série sobre o cartão do cidadão está lá explicado.

    ResponderEliminar
  3. ola
    tive o mesmo problema, enviei un mail e até tentei ter un contacto telefonico con os servisso do cartao cidadao mas eles nao querem saber de nada
    eu fiz un deb que fonciona no ubuntu 12.04 en 64bit
    pus o aqui en douwload
    ubuntuone.com/6RuC5PEOq2mLUC0ChOZjfJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua versão alterada funcionou na perfeição. Obrigado!

      Eliminar
    2. Olha que entretanto eles corrigiram a versão que lá tinham.
      Está bastante completa a versão actual, só tens que escolher qual queres. (vê a parte 4 desta minha série de posts).

      Eliminar
  4. A mim responderam por email, mas eu contatei os responsáveis pelo pacote. Esperam lançar uma correção brevemente.

    A questão pelos vistos não é só do Cartão do Cidadão, pois aparentemente as versões anteriores eram mais liberais quanto ao formato dos ficheiros .deb

    Não deixa de ser uma má implementação da parte deles.

    ResponderEliminar