terça-feira, 18 de outubro de 2011

Morreu Dennis Ritchie

Na semana passada morreu Dennis Ritchie, alguém cujo trabalho está presente na vida de todos nós. Um dos criadores do Unix e da linguagem de programação C.

Não vi muitas notícias sobre o assunto, falou-se muito da morte de Steve Jobs, mas na base de muitos dos produtos de Jobs, como a NeXT nos anos 80 até às novas versões do MacOS estão derivados do Unix, criado nos anos 70 nos laboratórios Bell.

O que muita gente não sabe é que os "unixes" estão em todo o lado, basta ver os telemóveis Android, muitos routers wireless que temos em casa, a esmagadora maioria dos servidores na internet, por exemplo os da google.

Não resisti e fui à procura nas minhas prateleiras e encontrei a minha cópia de "The C Programming Language", por B. Kerningham e D. Ritchie. Lá estava na prateleira das recordações juntamente com a "Biblia" - Computer Networks.

foi uma aventura...

Ao contrário dos últimos upgrades este não correu sem incidentes. Tve alguns problemas com Unity 2D no meu portátil e acabei por ter que instalar pacotes do repositório proposed (pacotes ainda não aprovados para distribuição final).
Os problemas principais foram resolvidos mas ainda sinto que esta versão é um pouco instável.

Esta versão é na realidade uma preview para a próxima LTS a sair em Abril, por isso desconfio que se fez um forcing para empacotar o maior número de funcionalidades, para serem bem testadas e estarem disponíveis na versão final 12.04. Vamos ver.

Neste momento recomendo esperar umas semanas antes de fazer o upgrade.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Chegou o Oneiric Oncelot

To upgrade or not to upgrade...
Que se lixe, há 6 versões que vou fazendo isto sem medos, depois conto as minhas dores.